Em uma emocionante celebração Padre Rondineli foi acolhido como novo pároco na Paróquia de São José Operário do Tijuco.
Na data de ontem, 18 de dezembro de 2024, Padre Rondineli Cristino foi empossado como novo pároco pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom José Eudes. A celebração contou com a participação de padres e seminaristas da Diocese de São João del Rei.
Além da grande participação dos paroquianos da Paróquia e de visitantes, houve um grande número de fiéis paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Nazareno, em que Padre Rondineli foi pároco pela primeira vez e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, essa que foi a última paróquia em que o Padre Rondineli foi pároco.
Padre Rondineli realizou a leitura do evangelho cantado e o bispo Dom José Eudes começou sua homilia incentivando toda a igreja a cantar uma música tão usado pelos paroquianos: “Vinde alegres cantemos, a Deus demos louvor, a um Pai exaltemos sempre com mais fervor, São José a vos nosso amor, sede nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor”. Em sua fala o Bispo saudou e agradeceu o sim do Padre Rondineli e contou um pouco da trajetória dele antes de chegar até a carpintaria de São José. Destacou a sua amizade e ligação com dois sacerdotes extremamente importantes para a paróquia, Monsenhor Juvenal e Padre Vinícius e aproveitou a oportunidade para agradecer ao Padre Vinícius por todo trabalho feito na paróquia no tempo em que ali esteve como pároco e pediu a ele uma salva de palmas.
Ainda em sua homilia, Dom José Eudes, direcionado ao Padre Rondineli disse que ele estava bem amparado e muito bem recebido por um povo em que ele acredita que se espelha em seu Padroeiro, pois percebe um povo disposto a servir e trabalhar sempre. Agradeceu a presença do povo de Nazareno e de Prados.
Entre os ritos desse dia especial, está a entrega do Livro dos Evangelhos, Renovação das Promessas Sacerdotais, a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade e a entrega dos objetos Litúrgicos representando o Ministério Assumido, bem como a entrega das chaves da igreja e do Sacrário. Logo após, Padre Rondineli, então empossado como novo pároco recebeu um abraço dos Sacerdotes presentes e de três pessoas da paróquia, representando toda a comunidade.
Foi dada continuidade a Santa Missa e em seguida, Júnior coordenador da CPP da Paróquia fez a leitura de uma linda e comovente mensagem em forma de acolhida do novo pároco e novamente a comunidade representada por dois casais da paróquia, saudou Padre Rondineli o recebendo na humilde Carpintaria de São José do Tijuco.
E para finalizar Padre Rondineli deixou sua mensagem saudando a todos presentes e a quem acompanhava ao vivo pelas redes sociais da paróquia. Disse que desde sua nomeação para a Paróquia de São José Operário, meditou muito a passagem em que diz; “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa” (Mt 1,24). Disse que em meio a misturas de dois sentimentos, alegria e medo, ele usa o testemunho de São José, que em meio a dúvidas e incertezas, ele dormia e descansava no Senhor, confiando n’Ele. Saudou ao povo da Paróquia de São José, dizendo que chega com o coração cheio de alegria, gratidão e humildade e expressou todo agradecimento a Deus, que têm sido presença forte em seu ministério e agradeceu também ao Reverendíssimo Bispo Dom José Eudes pela confiança depositada nele. Dirigiu um agradecimento ao conterrâneo, amigo e afilhado Reverendíssimo Padre Vinícius, antecessor dele na paróquia, agradeceu pelo incansável trabalho realizado aqui, disse que o carinho e respeito demonstrado pelos paroquianos, é testemunho do quão bem fez aqui desempenhando sua missão junto ao povo e pediu uma calorosa salva de palmas a todos presentes. Desejou que São José o acompanhe intercedendo a seu favor por ele e que ele seja feliz em sua nova missão no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos. Agradeceu a sua família, berço de sua vocação pela presença e cumplicidade, disse que foi em sua casa que aprendeu por primeiro a servir e a obedecer. Ele agradeceu a presença do povo de Nazareno onde ainda mesmo com o passar do tempo ele consegue manter laços e amizades e agradeceu emocionado ao povo de Prados, relembrado momentos que passaram nesses pouco mais de 5 anos em que estiveram juntos como igreja. Finalizando ele dirigiu a palavra aos paroquianos de São José, dizendo que veio para servir como um humilde servo do Senhor nesta carpintaria, disse estar de coração aberto para aprender com os paroquianos e juntos celebrar a fé e crescer no amor de Deus. Ele exaltou precisar do apoio dos paroquianos e que deseja ser acolhido como alguém que chega para somar e para servir, falou que apesar de seus limites e imperfeições, veio com muita vontade imensa de acertar, de fazer o bem espalhando um suave perfume de um Cristo servidor. Disse confiar em São José, humilde artesão, para o ajudar a moldar seu coração para ser um bom pastor e um sacerdote zeloso para essa comunidade de uma fé tão viva, vibrante e contagiante e repetiu que precisa de toda paróquia. Ele fez memória de sua amizade com o Monsenhor Juvenal, que o ajudou muito em seu sacerdócio. Agradeceu a todos que vieram participar deste novo capítulo em sua vida ministerial e sacerdotal e pediu as bênçãos de Deus para essa nova caminhada, construindo com fé e amor uma comunidade cada vez mais unida e servidora e que o bom José interceda essa grande graça em favor dele e de todos paroquianos.
Monsenhor Padre Geraldo fez a leitura da Ata de Posse e em seguida Dom José Eudes aproveitou a oportunidade para apresentar o seminarista Gabriel, que vai estar juntamente com o pároco e com toda a comunidade, ajudando nos trabalhos pastorais na Paróquia de São José no ano de 2025. Apresentou também o Frei Higor OFM, que foi ordenado no último dia 07, que está atuando no Postulantado Franciscano da Cruz de São Damião que territorialmente fica nas imediações da paróquia. O Bispo Dom José Eudes deu a benção final e os fiéis presentes fizeram uma extensa fila para abraçar o pároco Padre Rondineli.
Após a celebração foi ofertado um lanche no salão do Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal.