“Quanto a mim, de muita boa vontade gastarei o que for preciso e me gastarei inteiramente por vós (2Cor 12,15)”
No dia 12 de dezembro de 2024 foi realizada uma emocionante celebração para conclusão dos trabalhos como pároco do Padre Vinícius na Paróquia de São José Operário.
Antes do início da Celebração o coordenador do CPP Junior, representando toda a comunidade paroquial, fez a leitura de uma emocionante mensagem relembrando momentos importantes do Padre Vinícius na paróquia desde o dia de sua posse a quase 10 anos atrás até os dias atuais, em seguida os coordenadores das Pastorais, Movimentos e Comunidades entraram na Igreja Matriz com uma rosa nas mãos e entregaram ao pároco em despedida, como forma de agradecimento por tudo que fez nesse tempo em que esteve à frente da paróquia como pároco.
Logo após foi cantado o Te Deum laudamos e a celebração da Bem-Aventurada Virgem Guadalupe, padroeira principal da América foi iniciada concelebrada pelo Padre Rutiero Ruan de Carvalho que será empossado como novo Administrador Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas no próximo dia 17 e teve a participação do frader Higor Henrique Fraga.
Dando continuidade à sua última celebração como pároco, Padre Vinícius fez uma linda homilia destacando a Virgem Guadalupe, festa que é celebrada dentro do tempo do advento. Destacou que nós devemos nos comportar nesta liturgia como uma criança que olha admirada para sua mãe, assim também devemos fazer, voltados para Virgem Maria, dando todo nosso amor, toda nossa veneração, confirmando aquilo que nós cremos, Nossa Senhora não é uma deusa, ela não nos salva, Nossa Senhora, nossa amada mãe, nos toma pela mão e nos leva até Jesus.
Ao final da celebração Padre Vinícius leu uma mensagem feita por ele revivendo alguns momentos mais marcantes no tempo em que passou na paróquia e disse ter se tornado um Tijucano de coração e também que o tempo passado por aqui foi muito edificante e importante em sua vida e declarou que por sua vontade quando chegar o momento de sua partida para a vida eterna, deseja que seus restos mortais sejam depositados na paróquia, ao lado da imagem do “Trânsito de São José”, onde já se descansa os restos mortais de três párocos: Pe. Osvaldo da Fonseca Torga, Pe. José Antônio Assis Teixeira e Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães. Ele pediu que o Padre Rondineli seja recebido com o coração aberto e pediu para que os paroquianos continuem sendo unidos, cuidando da carpintaria e passando essa devoção a São José para as próximas gerações, disse que podemos contar com suas orações e pediu para que rezemos por ele. E o pedido mais importante que nos lembremos de Jesus Cristo é nosso único Salvador, razão do nosso viver porque tudo é Dele, por Ele e para Ele, a Ele a glória pelos séculos. Se despediu com um até breve e rogou a Deus que Ele derrame sempre, incansavelmente uma chuva de graças, misericórdias, paz, infinitas bênçãos sobre toda a Paróquia de São José.
Com a ajuda do grupo de jovens da paróquia, JUPAM, ele demonstrou seu desejo de uma chuva de bênçãos para com os paroquianos em forma do eterno agradecimento através de uma chuva de pétalas de rosas que foram distribuídas em toda a igreja Matriz de São José Operário e ao final da sua mensagem ele foi ovacionado com uma grande salva de palmas por todos presentes. Finalizando a noite, foi formada uma extensa fila dos fiéis presentes onde padre Vinícius recebeu seu último adeus de seus paroquianos Tijucanos em forma de abraços muito emocionados.
Obrigado Padre Vinícius, sua passagem pela Paróquia de São José Operário foi de suma importância e com sua ajuda a comunidade cresceu em vários âmbitos mais principalmente na fé. Será para sempre lembrado como um de nós, um operário de São José.