No dia 1º de janeiro de 2022, os paroquianos se reuniram na Matriz de São José Operário, no Tijuco, para celebrar os 70 da criação da Paróquia. Celebrar 70 anos é dar graças pelos que ajudaram na construção física e espiritual da Paróquia de São José Operário. Cada um com seu jeito e carisma ajudou a comunidade a ser expressão viva do amor de Deus no meio do seu povo. Celebrar 70 anos é olhar a história e agradecer o que foi vivido e aquilo que ainda se vai viver. Durante essa existência paroquial, muitos nasceram, foram batizados, se casaram e aqui finalizaram sua história. É um tempo de festa, tempo de celebrar e abrir o coração para agradecer o Senhor por essa história.
Às 08h na Matriz, foi celebrada uma Santa Missa e após, na Capela do Santíssimo Sacramento, os fiéis se reuniram para a adoração que aconteceu ao longo de todo o dia. Vários paroquianos e membros de pastorais, movimentos e comunidades se revezaram durante o dia para as orações.
Às 18h na Matriz, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Após, aconteceu a celebração de abertura do Ano Jubilar Paroquial. Durante este momento, foi acolhido no interior da Matriz, os representantes de várias pastorais, movimentos e comunidades. Grande era o número de fiéis reunidos na Matriz. Realizou-se a oração por intenção dos leigos e leigas. O pároco, Pe Vinícius Campos, apresentou a todos o tema e lema do Ano Jubilar: Jubileu dos 70 anos da criação da Paróquia de São José Operário. Tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Lema: Somos uma Paróquia transformada pelo vinho novo que é Jesus.
Após a abertura do Ano Jubilar Paroquial, celebrou-se a Santa Missa, presidida pelo pároco. Durante a homilia, o mesmo destacou a importância de que a Paróquia deve ser uma epifania, ou seja, uma manifestação do Senhor para o mundo. O pároco lembrou que “Cristo é a luz. Caminhamos a partir da luz que é Cristo. Sem ele a paróquia perde o seu sentido.”. Também disse que, ao celebrar os 70 anos de Paróquia, todos são convidados a oferecer a Jesus os presentes: ouro, mirra e incenso. Dizendo a Jesus que e nada é mais precioso do que Ele. De que a paróquia terá a coragem de ajudar a tantos que se arrastam. E de que, só com Jesus se eleva para o alto a nossa vida.
Ao final da celebração, Pe Vinícius Campos, convocou a todos para este grande projeto de viver o Ano Jubilar que será marcado por tantas atividades, demonstrando que, de fato, somos uma Paróquia transformada pelo vinho novo que é Jesus.