A pandemia do Coranavírus modificou hábitos no cotidiano de todas as pessoas no mundo inteiro. Um vírus veio nos ensinar a parar. Assim a sociedades pararam, as instituições pararam e nós, católicos como um povo de Deus, tivemos que (re)aprender a viver valores caros para o cristianismo que emergem no convívio familiar tão banalizado na atualidade. É na experiencia da Igreja doméstica que estamos vivenciando a nossa fé que é individual, mas também comunitária.
O catecismo da Igreja Católica nos números 1655 a 1658 fala da importância da dimensão da Igreja doméstica. É por meio da família que assumimos e participamos da missão profética, régia e sacerdotal de Jesus Cristo. Todo batizado assume a condição de sacerdote, profeta e rei e se une a Santíssima Trindade. Pelo Batismo, passamos, pela unidade do Corpo e Sangue de Cristo, a fazer parte da Trindade.
Assim nos ensina o Catecismo. “O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e «uma escola de enriquecimento humano». É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida (CIC, 1657). E continua a nos ensinar. “O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã” (CIC, 1666).
É nesse espirito que estamos todos vivenciando a nossa fé. Desde as missas dominicais, na Semana Santa e nas festas dos nossos padroeiros; é em família, no templo domiciliar que cada um de nós faz acontecer a Igreja de Jesus Cristo.
Na Festa de São José Operário, padroeiro desta paróquia, os paroquianos estão vivenciando essa experiencia e assim, unidos em fé e oração, rezam todos os dias a São José a sua intercessão às famílias, aos pedidos individuais e pelo fim desta pandemia.
Confira abaixo, através do link, os diversos registros das famílias tijucanas, que de suas residências estão celebrando as Festividades em honra ao glorioso São José Operário.