As diversas pastorais e movimentos em uma paróquia são uma forma da presença da Igreja na vida dos seus paroquianos. É uma das formas de evangelização e que atende um dos pedidos do Santo Padre, o Papa Francisco que nos exorta a viver uma Igreja em saída.
No último domingo, 20, foi lançada na Paróquia de São José Operário, o início dos trabalhos da Pastoral da Sobriedade. O trabalho desta pastoral se destaca por ser uma ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação voltada para os que estão sofrendo com as dependências do álcool, das drogas, dos comportamentos inadequados e dos pecados e a todos os seus familiares com o objetivo de atuar na prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e nas políticas públicas relacionadas com a dependência química provendo a vida integralmente, facilitando a inclusão social e a sobriedade. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência, além de propor uma mudança de vida baseada na valorização da vida a pessoa humana.
Dentro da Pastora da Sobriedade, existe alguns caminhos que são trabalhados junto dos participantes que primeiro, passa pelo reconhecimento da dependência e do uso excessivo do álcool ou droga. Abaixo está exposto um pouco da metodologia abordada:
Prevenção: Nas fases da Dependência Química-Álcool / Drogas
1ª Fase Uso pela primeira vez - Álcool /Drogas
-Pode acontecer principalmente entre: crianças, adolescentes, jovens e adultos.
-Quando pode acontecer? Viagens, passeios, festa, etc: Na busca de aventuras. Aquele(a) que não quer acaba experimentando para não se tornar o “MANÉ” da turma. (Influência)
2ª Fase - Uso ocasional passivo
-O usuário acha que tem controle e começa a “MARCAR ENCONTROS” com ela a droga. Quando e onde? Em festas repetidas com os mesmos amigos(as) e ou colegas em barzinhos, granjas, passeios, churrascos, etc.
-Nessa fase aquele(a) que já experimentou pode demonstrar a sua vontade ou interesse pelas drogas ou também desistir devido os malefícios que a drogas já estão provocando em seu organismo.
3ª Fase Uso regular – Instabilidade
-Aquele(a) que já está fazendo uso com certa frequência, ESTÁ A UM PASSO AS DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
- Mantém as drogas escondidas para usá-las quando tiver vontade e ou mesmo pela segurança de tê-las em seu poder.
- Nessa fase as mudanças de comportamento já se manifestam ou se apresentam.
4ª Fase – Dependência
-A derrota a perca total, “O FUNDO DO POÇO”.
-A decadência se apresença de forma real e totalmente visível.
-A droga passa a ser alimento essencial para sua vida (domínio total a escravidão imposto pela droga)
-Não tem mais nenhum controle (compulsivo).
Recuperação da Dependência de Álcool / Drogas
1ª Passo - Admitir (Aceitar)
-Quem se tornou um dependente químico e que quer mudar de vida, pode buscar ajuda em:
- ALGUNS CASOS O TRATAMENTO ACONTECE:
-Com acompanhamento nos CAPS-AD (Centro de Apoio Psico Social para dependentes de álcool/ drogas);
-Com psicólogos;
-Médicos especializados;
-Internações em hospitais e clínicas especializadas em tratamento para dependência química e em comunidade terapêuticas.
- GRUPOS DE AUTO AJUDA:
-PASTORAL DA SOBRIEDADE (Vivência dos 12 passos do Programa de Vida Nova - Pedagogia de Jesus Cristo Libertador) para dependentes e familiares.
-Alcoólicos Anônimos (A.A);
-AL Non (Para familiares alcoólicos);
-Narcóticos Anônimos (N.A);
-Nar-Anon (Para familiares de narcóticos);
-Amor Exigente (A.E);
-Outros.
Os encontros na Paróquia de São José Operário ocorrerão em reuniões semanais, todas as quartas-feiras, às 19h30, no Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal – Sala Irmã Virgínia
Para mais informações, basta ir a Secretaria Paroquial situada na Praça Pe. José Antônio Assis Teixeira, s/n – Tijuco ou entrar em contato pelo telefone (32) 3371-1302.
“Por melhor que seja alguém jamais conseguirá ser tão eficiente quanto todos nós unidos”.